quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Incidente de Cosford no Reino Unido


Nos dias 30 e 31 de março de 1993 ocorreram uma série de avistamentos de OVNIs no REINO UNIDO que envolveram mais de cem testemunhas. Muitos destes eram os oficiais de polícia e pessoal do exército. O OVNI também sobrevoou diretamente mais de duas bases de RAF (Força Aérea Real). Segue a história extraordinária que foi relatada sobre O Mistério do OVNI britânico de Cosford. O primeiro avistamento do caso aconteceu no dia 30 março por volta das 20:30hs em Somerset. Este foi seguido por um avistamento às 21:00hs nas Colinas de Quantock. A testemunha era um oficial de polícia que, junto com um grupo de escoteiros, tinha visto uma nave que ele descreveu como se fosse "dois Concordes que voavam lado a lado tinham se unido" Os relatórios chegavam em detalhes e rápido e quando cheguei ao trabalho na manhã seguinte e recebi um fluxo contínuo de relatórios. Estava muito claro que havia um evento de aparição de um OVNI em minhas mãos. Um dos relatórios mais interessantes chegou de um membro do público em Rugely, Staffordshire que informou que havia um OVNI que ele estimava que tinha um diâmetro de 200 metros. Ele e outros membros familiares me falaram como eles tinham perseguido o objeto em seus carros e como eles ficaram bem perto do objeto, acreditando que o objeto tinha pousado em um campo ali por perto. Quando eles chegaram lá depois de alguns segundos, não havia nada para ser visto. Muitas das descrições mencionavam uma nave de formato triangular onde as luzes percebidas estavam na parte inferior da nave. Realmente, um avistamento como este aconteceu há três anos num mesmo dia depois da famosa Onda Belga de avistamentos que chegou a enviar caças F-16 para interceptar um OVNI que foi localizado no radar em uma aparente coincidência.

A Força Aérea Real em Cosford

O OVNI foi visto por uma patrulha de Polícia da RAF situada na RAF em Cosford. O relatório policial oficial da patrulha classificou a Polícia em Estado Confidencial e declarou que o OVNI passou sobre a base "em grande velocidade… e a uma altitude de aproximadamente 1000 pés". Descreveu duas luzes brancas com um brilho vermelho lânguido na parte traseira, sem barulho de motor. O relatório da Polícia da Força Aérea Real também continha detalhes de vários avistamentos de civis que estavam cientes que fariam inquéritos em outras bases militares, aeroportos civis e polícias locais.

RAF Shawbury

Mais tarde naquela noite, o Oficial Meteorológico da RAF em Shawbury viu o OVNI. Ele descreveu para mim como ele tinha se movido lentamente pela zona rural até a base, a uma velocidade de não mais do que 30 ou 40 milhas por hora. Ele viu o OVNI emitir um feixe estreito de luz (como um laser) no chão e viu a luz varrendo de um lado para outro pelo campo além do perímetro de uma cerca, como se estivesse procurando algo. Ele ouviu uma baixa freqüência desagradável que zumbia vindo da nave e disse que ele poderia tanto senti-la como também ouvi-la – como se ele estivesse na frente de um alto-falante baixo. Ele estimou o tamanho da nave como se fosse entre um Hercules C-130 que é uma aeronave de transporte e um Boeing 747. Então ele me falou que o feixe de luz tinha retratado de um modo antinatural e que a nave tinha acelerado rumo ao horizonte de repente muito mais rápido do que uma aeronave militar. Aqui estava um oficial da RAF experiente que regularmente tem o hábito de ver aeronaves e helicópteros, me falando sobre algo que ele dizia ser bastante diferente de qualquer coisa que ele sempre tinha visto na vida dele. A linha mestra da MOD sobre OVNIs que não tem nada a ver com a defesa estava parecendo decididamente balançada. O que podia dizer a ele, queria saber – "não preocupe, era provavelmente só um balão meteorológico!" eu me correspondi recentemente com ele sobre isto mas, que me perdoem alguns cépticos, pretendo respeitar a confidência da testemunha e não o identificarei.

Quantos relatórios?

Por várias razões é notório que os avistamentos de OVNIS são mal relatados. Os dois fatores principais aqui são medo e que descrença da população ridicularize o informante, e pelo fato que muitas pessoas não sabem a quem contatar e contar os detalhes de seus avistamentos. Enquanto havia instruções para que os relatórios sobre ÓVNIS deveriam ser enviados para as bases militares, ou serem remetidos a aeroportos civis ou a delegacias de polícia para que o MOD fizesse a investigação, fez com que este sistema de informação nacional sempre não funcionasse. O arquivo do caso ocorrido em 30 e 31 de março de 1993 sobre este incidente OVNI demonstra que ocorreram muitos mais avistamentos do que nosso departamento registrou. Foram diversos notáveis relatórios sinalizando como os oficiais de polícia em Liskeard e Cornwall tinham visto um OVNI e declarando ainda que o objeto foi visto por outros oficiais de polícia ao longo de Devon e Cornwall. Nós apenas contabilizamos o número de avistamentos que nos foram relatados naquela noite, mas o número real, este ninguém sabe.

Iniciei uma investigação detalhada destes avistamentos, enquanto trabalhava de perto com o pessoal da RAF, eram colegas do pessoal de inteligência da defesa e o pessoal de balística, mísseis e do sistema de advertência da RAF contra perigos aéreos. Uma das primeiras coisas que fiz foi pedir para que as fitas do radar fossem enviadas para mim no edifício principal do MOD em Whitehall. O dados de radar foram gravados no padrão VHS em cassetes e chegaram rapidamente em minhas mãos. Assisti a todas as fitas com os especialistas mais expressivos da RAF que me falaram que havia alguns sinais de radar estranhos no retorno, mas que eles não eram conclusivos. O radar não é uma ciência exata e em certas circunstâncias, podem ser gerados falsos sinais de retorno.

Logo depois foi elaborada uma avaliação mais formal dos dados do radar. Infelizmente, uma das cabeças do radar não estava trabalhando no modo radar primário durante o período de registro de informação, só a aeronave que trabalhava no modo de radar de vigilância secundário podia ser vista. Mas com isto e com outras checagens, o que nós pudemos fazer foi construção de um quadro de todas as atividades aéreas de aeronave e de helicópteros sobre Reino Unido, de forma que nós pudéssemos os adicionar na investigação e pudéssemos os eliminar de nossas conclusões se apropriado. O pessoal de Balística, Mísseis e do Sistema de Advertência da RAF contra perigos aéreos, com seus poderosos radares identificadores do espaço, era uma parte importante de minha investigação ufológica. Eles me alertaram depressa ao fato que tinha ocorrido uma re-entrada na atmosfera da Terra de um foguete russo que levava um satélite de comunicações, Cosmo 2238. Nós postulamos que esta era uma possível explicação para um grupo de avistamentos que aconteceram por volta de 1:10 am no dia 31 de março. Como uma nota de rodapé interessante, os ufólogos como Jenny Randles reivindicaram previamente que alguns OVNI poderiam se interessar por re-entradas!

Ufólogos

A maioria do ufólogos nem mesmo tinham escutado falar sobre este caso até que escrevi sobre isto em 1996, em meu primeiro livro, Céus Abertos e Mentes Fechadas. Um ufólogo que esteve muito próximo e envolvido era Doug Cooper. Trabalhei de perto com ele durante o curso de minha investigação oficial, como parte de uma política mais aberta e nova que tinha instigado. Alguns ufólogos como Doug tinham dado boas-vindas a isto mas outros, tristemente, me viram como um Homem sinistro e de Preto e se recusaram a ter qualquer coisa que ver com o MOD, porque acreditavam que nós éramos parte de uma conspiração de acobertamento da verdade sobre os OVNIS. Doug compartilhou comigo o próprio relatório dele sobre a onda de avistamentos. Como nós, ele tinha concluído que re-entrada do Cosmo 2238 era a explicação provável para o grupo de avistamentos das 1:10 am. Mas havia algumas pedras preciosas interessantes no relatório dele, inclusive uma referência de um avistamento que tinha agitado os gados em um campo, que foi informado como tendo acontecido em algum lugar entre meia-noite e 1:00 am. A testemunha descreveu em estado abssoluto de surpresa ao ver todas as vacas que se levantam em uma formação circular no meio do campo e tudo de uma forma completamente silenciosa. O Mistério do OVNI britânicoEm 1 novembro de 2006 o Canal Cinco exibiu um documentário de uma hora e mostrou este caso, intitulando-o de "O Mistério do OVNI britânico". O documentário investigativo era parte do programa Channel Five’s second "mais estranho do que série de ficção". A companhia de produção, a Steel Spyda, tinha adotado uma forma de abordagem incomum ao fazer este documentário. Tudo muito freqüente, documentários de OVNI entravam em uma série sem fim de conversas, com testemunha contando suas histórias, seguido pelos crentes e cépticos do mundo da ufologia que expressavam suas diferentes visões. A Steel Spyda tentou uma abordagem nova. Eles obtiveram os arquivos do MOD sobre este incidente que tinham 105 páginas de documentação e basearam o programa em torno disso. Como tinha conduzido a investigação, eles me pediram para apresentar o programa, enquanto dando para espectadores improcedente visão sobre a metodologia de uma investigação oficial do MOD. O programa teve uma audiência um milhão de espectadores - uma forte mostra para Canal Cinco. Os ufólogos ficaram contentes de ver sua matéria de volta nas redes nacionais em horário nobre. Em setembro de 2007 a série popular conhecida como "Os Mistérios de Galileu", de uma rede de TV alemã, dedicou um episódio a este caso. CéticosOs cépticos apareceram logo com algumas análises prolongadas sobre o caso (na realidade, um pouco mais que uma reprodução do material do caso dos arquivos do MOD), enquanto seguia no ar o documentário do Canal Cinco. Estes foram às conclusões a que chegamos e que atrapalharam por engano sobre a forma na qual os militares registraram o tempo e a forma em que foram registradas as alturas da aeronave. Os cépticos se agarraram na explicação do Cosmo 2238 o qual MOD estava ciente na ocasião para explicar o grupo de avistamentos ocorridos a 1:10 am e prontamente tentaram explicar todos os outros avistamentos nisto, sugestionando que as testemunha que tinham visto o OVNI em qualquer outro momento tinham perdido a noção do tempo e reportado o evento em um horário errado - muitas vezes por várias horas! Projetos SecretosUma teoria que sempre é posta para explicar alguns dos mais espetaculares avistamentos de OVNIS é que eles poderiam ser um protótipo de uma nova aeronave ou UAVs. Claro que, a qualquer hora nós estaremos testando várias coisas que você não verá no show aéreo de Farnborough por vários anos, mas o resumo é que nós testamos várias coisas que voam pelo menos em certas áreas e então pelo menos o governo pode diferenciar o que são projetos secretos e o que são OVNIS. Devido à controvérsia sobre Aurora (uma substituição de hipersônico alegada para o Melro SR-71) nós tivemos, no caso de março de 1993 avistamentos de OVNIS, independentemente das discussões entre as autoridades dos EUA, através da Embaixada britânica em Washington. Poderia ser possível que algo errado com os processos normais para vôos de testes aconteceu e com isso este vôo de teste teria invadido o espaço aéreo de outro país ou até mesmo que os avistamentos de OVNIS poderiam ser atribuídos a algum protótipo dos EUA? A resposta que dei era extraordinária. Os americanos também vinham tendo seus próprios avistamentos destes OVNIS grandes, e de forma triangular e quiseram saber se a RAF poderia ter uma aeronave com esta forma, capaz de se mover e mudar uma velocidade em vários milhares de milhas por hora em um instante. Nós gostaríamos muito de ter este equipamento! A coisa interessante sobre isto era que alguém nos EUA ainda estava interessado claramente por OVNIS, apesar do aparente desinteresse sobre o assunto em 1969 e com a desativação do Projeto Livro Azul (Blue Book Project). Tristemente, a carta endereçada para a Embaixada dos EUA sobre Incidente de Aurora era o único documento que faltava nos arquivos do caso liberado para Steel Spyda seguir o seu requerimento FOIA sobre os documentos relativos aos avistamentos de março 1993. O Observatório Jodrell Bank O que era intrigante, é que nem sequer o grupo de avistamentos ocorridos às 1:10 am não poderiam ser explicado pela re-entrada do Cosmo 2238 na atmosfera. Os céticos foram torpedeados pelo Professor Ian Morrison, Diretor do Observatório Jodrell Bank (Um crente de respeito em OVNIS!) que falando sobre estes avistamentos e sobre "O Mistério do OVNI britânico" disse: "Às vezes as pessoas pensam que um teste padrão de luzes permanece muito ativo durante sua formação e talvez durante diversos minutos. Para ser honesto não acredito que possa ser uma queima de sucata espacial re-entrando na atmosfera ou de qualquer outra coisa do espaço. Aqueles eventos tiveram uma duração muito curta e todas deixaram feixes luminosos, e as posições relativas destes objetos podem ser modificadas enquanto viajam". ConclusãoFoi dado para o pessoal do MOD "nenhum significado de defesa" para se concluir em avistamentos de UFOs. Esta conclusão parece contradizer com citações dos Documentos do MOD.Num breve memorando que preparei para o chefe de minha divisão no dia 16 de abril de 1993 escrevi: "Parece que um objeto não identificado de origem desconhecida estava sobrevoando o espaço aéreo de defesa do Reino Unido sem ser descoberto no radar; isto poderia parecer uma questão considerável de defesa, e recomendo que nós investiguemos minuciosamente este evento, tanto com a participação do MOD ou das autoridades norte-americanas." Meu chefe de divisão que normalmente era céptico a respeito do fenômeno UFO, nesta ocasião, concordou com minha conclusão. Em seu sumário do dia 22 de abril de 1993 para o Assistente do Chefe do Pessoal da Força Aérea (um dos maiores oficiais seniores do Reino Unido da RAF) declarou:"Em resumo, parecia haver alguma evidência nesta ocasião que um objeto não identificado (ou vários objetos) de origem desconhecida estavam operando sobre o Reino Unido".Isto é quase a mesma coisa que o MOD dizer que existem mais OVNIS do que enganos ou fraudes.

Fonte:Greice Raia-Ufoportugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário