quinta-feira, 15 de julho de 2010

CONTATOS IMEDIATOS COM NOSSOS ÍNDIOS ?


Um fato interessante e revelador aconteceu em 1969, quando a equipe do jornalista e indigenista João Américo Peret pacificou grupos de índios Suyá (também chamados Beiços de Pau) da região de Mato Grosso. Levaram dois jovens daquela tribo ao Rio de Janeiro, chamados Kairá e Tariri. Quando assistiram juntos na televisão os americanos liderados por Armstrong pisarem na Lua com trajes espaciais, Tariri apontou assustado para o astronauta e disse: “Bep-kororoti! ”.
Os Kayapós (também chamados Men-bengôkré) têm um interessante ritual praticado em memória a um personagem mítico chamado de Bep-kororoti. Este ser, seria um extraterrestre herói e civilizador que teria chegado à região numa estrela ou canoa voadora. Contam os índios que Bep-kororoti pousou na cachoeira Tipôtikré, especificamente numa montanha situada entre afluentes do rio Xingu no sul do Pará. Teria vivido e miscigenado com ancestrais Kayapó e quando retornou ao Cosmos levou a mulher e o filho, mas deixou a filha casada e grávida. A incrível história assume veracidade porque é ensinada na Casa dos Homens ou Escola Tribal, chamada de eng-ób.
Torna-se realista porque seus personagens se vestem com indumentárias apropriadas, compostas de macacões e capacetes de palha -muito parecidos com nossos astronautas-e por usarem espingardas como representação do chamado kóp – uma arma desintegradora portada pelo referido ser quando veio dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário