quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

NASA faz flagras surpreendentes do espaço















SÃO PAULO – Em pouco mais de um mês de funcionamento, o telescópio espacial Wide-field Infrared Survey Explorer, ou WISE, já tirou mais de 250 mil fotos.
As lentes que captam infravermelho começaram a trabalhar no dia 14 de janeiro e vêm enviando material das mais variadas regiões do Universo.
Novas imagens processadas pela NASA mostram essa variedade. A primeira, que ilustra esta nota, é da nossa vizinha gigante mais próxima: Andrômeda, a galáxia espiral a cerca de 2,5 milhões de anos luz.
Além da imagem composta, as fotos usadas na montagem revelam detalhes da galáxia. Em azul, o registro feito somente com as lentes de ondas mais curtas ( 3.4 microns). A foto em vermelho enfatiza a poeira nos braços de Andrômeda vista pelos detectores de ondas mais longas (12 microns em laranja e 22 microns em vermellho.Ainda mais próximo que Andrômeda, o cometa Siding Spring foi flagrado indo rumo ao Sol, com sua cauda de mais de 16 milhões de quilômetros visível no infravermelho. O pontinho azul na imagem é uma estrela.
A bola de gelo e poeira passou bilhões de anos orbitando a nuvem Oort Cloud,que circunda o sistema solar. Em
algum momento, ele foi derrubado de sua órbita e começou a se aproximar do Sol.
Outra imagem mostra a região de formação de estrelas chamada NGC 3603, a 20 mil anos-luz, no braço Carina na Via Láctea.
Os corpos celestes de grande massa formados ali são mais quentes do que o Sol. Observando essa nessa região, astrônomos podem compreender o que acontece em locais muito mais distantes.
A nuvem contém algumas das maiores estrelas conhecidas O halo esverdeado de material quente é melhor visto pelas lentes da WISE.
Há 60 milhões de anos luz, um cluster galáctico também não escapou das lentes do WISE: chamado de Formax, ele é um aglomerado de centenas de galáxias, cuja mais chamativa é a NGC 1365. Esta gigante em espiral localizada na parte inferior direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário